quarta-feira, dezembro 09, 2009

rascunho de resumo to texto porque politica

Porquê política?

A política pode ser definida como a reivindicação dos que não tem voz. Ou seja, reivindicar o que não é da maioria, o que está concentrado nas minorias dominadoras, que tiram vantagens desses privilégios para seus bens pessoais.

No sistema capitalista moderno, a política entrou num estado de letargia, na medida em que seu funcionamento passou a não causar quase nenhuma conseqüência na desigualdade de distribuição de renda, ou de mudar drasticamente a situação de pessoas que vivem na miséria. Ele diz que “a arena política, dos partidos e das instituições representativas, foi abandonada pelo poder econômico e o poder político foi transformado em um simulacro. [...] os mecanismos da democracia representativa eram insuficientes para processar os novos interesses criados pelo capitalismo mais dinâmico do planeta [o dos estados unidos].” Daí, continua: “[...]as formas da democracia representativa, o principal lugar onde se exerce política, são claramente insuficientes para processar os novos conflitos sociais, econômicos e de interesses, no capitalismo globalizado. [...] é preciso acrescentar às instituições da democracia representativa novas formas de fazer política porque ela se tornou irrelevante para os que dominam e inacessível para os que precisam fazer reivindicações.”

Por isso, de acordo com Francisco de Oliveira, é preciso reinventá-la, retomá-la, para que ela possa ser um instrumento de todos, principalmente da maioria menos favorecida, tendo em prioridade o bem comum e não só o de poucos. Essa retomada da política, diz ele, tem de ser feita agora mais que nunca, uma vez que as grandes corporações estão ditando a política de todos os países, principalmente os que estão em desenvolvimento. . Se o país deixa de cumprir alguma meta, as ações da dívida externa brasileira são postas em descréditos, pois se o risco Brasil aumenta, o país perde a credibilidade, a confiança de que vai pagar as dívidas. As ações
O controle das grandes empresas e corporações sobre o cenário, atitudes e comportamentos dos países do mundo inteiro vem se tornando monstruoso e incontrolável. Para combater a influência das grandes corporações e a falta de política, Francisco de oliveira sugere em seu texto algumas das possíveis soluções, já que o quadro mundial apesar de assustador, ainda oferece esperança na busca a democracia. A criação de novos lugares para decisões políticas, recriação da política. Clubes democráticos, órgãos governamentais regidos pela sociedade civil que debatam e discutam questões governamentais e que tenham garantia que suas opiniões sejam totalmente levadas em consideração para decisões do país. Ou qualquer medidas eficientes que supram esse inquestionável direito da sociedade: reivindicar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Colaboradores